• Grasiela Lima

3 coisas que você precisa saber para começar o seu gerenciamento de finanças na nuvem

Uma das maiores dificuldades dos gestores da atualidade, o gerenciamento de custos na nuvem, exige algumas estratégias para um bom desempenho. Conheça as principais.


Você quer transformar seu negócio com total transparência de custos, controle, previsão e otimização da plataforma em nuvem. Cenário perfeito, não é mesmo? Mas não faz a menor ideia de como ou por onde começar. Fique tranquilo, você não está sozinho.


Para te ajudar nessa jornada, separamos as 3 principais dúvidas (e suas respectivas respostas) e também os aprendizados mais importantes para auxiliar você a transformar seus negócios, por meio do gerenciamento e otimização dos seus gastos.


Confira abaixo algumas atividades que você pode fazer hoje mesmo para embarcar em sua jornada de gerenciamento financeiro da nuvem.


As 3 principais dúvidas dos clientes:


1- Por onde começar minha jornada CFM (Cloud Financial Management)?

Para começar, existem seis etapas que você pode seguir para dar início à sua jornada:


a) Propriedade do CFM

Estabeleça um responsável (indivíduo ou equipe) para conduzir as atividades de gerenciamento financeiro na nuvem.


b) Equipe organizacional

Crie uma equipe de Finanças e Tecnologia e estabeleça uma cadência de comunicação regular para criar e manter o alinhamento.


c) Ative a alocação de custos

Implemente uma estrutura de contas e uma estratégia de mensuração para permitir a alocação de custos para linhas de negócios, produtos ou equipes.


d) Visibilidade de custos

Relate os custos da nuvem para as equipes de tecnologia para aumentar a conscientização sobre os custos e estabelecer indicadores de eficiência para as partes interessadas, financeiras e de negócios.


e) Otimização de custos

Aproveite os serviços e ferramentas disponíveis para identificar e implementar oportunidades de redução de custos.


f) Previsão e acompanhamento de custos

Melhore a previsibilidade de custos e monitore as variações de gastos.

Tente identificar em que etapa do processo você está e comece a partir daí. Como alternativa, se achar que está nas últimas etapas, sem implementar totalmente nenhuma das anteriores, recomendamos que você volte e verifique se esses itens estão implementados corretamente. Isso estabelecerá uma base sólida para a construção de uma prática CFM de longo prazo e bem-sucedida.


2- Quais são os elementos centrais para uma prática de CFM bem-sucedida?


As instituições que possuem práticas de CFM maduras têm um processo para avaliar informações de custo e uso de forma regular e com vários níveis de organização. Elas implementaram políticas ou programas para permitir decisões conscientes de custos por equipes de desenvolvimento, finanças e líderes de negócios.


Recomendamos começar cedo e dar pequenos passos por vez, para assim começar o impulsionamento e alavancar o CFM no seu negócio.


3- Quais recursos tenho disponíveis para ajudar a implementar alguns desses itens principais?


O console do AWS Cost Management oferece ferramentas que possibilitam entender seu custo e uso, gerenciar orçamentos e encontrar anomalias de custo, além de fornecer recomendações para otimizar seu gasto e uso da AWS.


Os laboratórios de otimização de custos são bem arquitetados e podem ajudá-lo a começar com instruções, passo a passo.


3 principais aprendizados:

  • Estabelecer uma prática de CFM é uma maratona, não uma corrida de arrancada.

  • Uma prática de CFM bem-sucedida requer um trabalho com várias equipes, em várias ferramentas.

  • Cada organização implementa sua prática de CFM de uma maneira diferente, enfrentando seus desafios únicos.


Conclusão


Se você nasceu na nuvem ou está apenas começando sua jornada de migração para a nuvem, a AWS tem um conjunto de soluções para ajudá-lo a transformar seus negócios com transparência de custos, controle, previsão e otimização.


Comece hoje mesmo e conte com nossa ajuda! A BeOnUp que faz parte do programa de parceiros AWS e possui diversas certificações, validações e qualificações avançadas. Entre em contato e descubra a melhor solução para a sua necessidade, com quem realmente entende do assunto!

13 visualizações0 comentário