top of page
  • Grasiela Lima

Armazenamento para Windows Server na AWS: vantagens e diferenças do Amazon FSx e do Amazon S3

Comparamos as principais diferenças entre as duas soluções para que você tome a melhor decisão na hora de escolher.

Escolher a melhor solução para armazenamentos de seu sistema Windows Server pode ser uma decisão complexa e que precisa ser tomada com base em dados e números. Por isso, elencamos as diferenças entre as duas soluções em diversos aspectos, para que você possa comparar e tomar a melhor decisão na hora de optar por uma delas.


Neste artigo, você saberá mais sobre as vantagens e diferenças entre as soluções: Amazon FSx e Amazon S3:


1 - Diferenças entre as soluções 2 - Usabilidade e funcionalidades 3 - Comparação de custos 4 - Conclusão.


1 - Diferenças entre as soluções:

  • Amazon FSx:

Baseado no sistema operacional Windows Server, este serviço oferece uma ampla gama de recursos administrativos, como: cotas de usuários, shadow copy, integração com o Microsoft Active Directory, duplicação de dados, entre outros.


O armazenamento de arquivos pode ser acessado nas instâncias e dispositivos de computação do Windows, Linux e MacOS em execução na AWS ou no local. Possui opções de implantação Multi-AZ e Single-AZ, backups totalmente gerenciados e criptografia de dados em repouso e em trânsito.


Permite a otimização dos custos e da performance das necessidades das cargas de trabalho, com opções de armazenamento em SSD e HDD. O usuário pode ainda dimensionar o armazenamento e alterar a performance de throughput do sistema de arquivos a qualquer momento.


O Amazon FSx for Windows File Server fornece armazenamento de arquivos altamente confiável, escalável e totalmente gerenciado, acessível pelo protocolo SMB (Service Message Block).

  • Amazon S3:

A solução Amazon S3 File Gateway estende os benefícios da nuvem para on-premises. Com ela, é possível conectar-se com o ambiente on-premises através de protocolos de arquivos como NFS e SMB e, ao mesmo tempo, armazenar os dados no Amazon S3 em background.


Da mesma forma que o Amazon FSx File Gateway, o Amazon S3 File Gateway também possui um cache local que proporciona baixa latência para os dados frequentemente acessados. Entretanto, ao invés de se integrar e armazenar dados no Amazon FSx for Windows na nuvem, o Amazon S3 File Gateway se integra e armazena os dados diretamente no Amazon S3. Isso faz com que seja possível usufruir de todos os benefícios, como: escalabilidade, durabilidade, disponibilidade e segurança.


2 - Usabilidade e Funcionalidades

  • Amazon FSx: ideal para armazenamentos altamente disponíveis e duráveis

Possui a função Microsoft Windows Shadow Copy, uma captura instantânea em um ponto do tempo para arquivos do Windows, podendo assim os usuários ter a possibilidade de restaurar arquivos e pastas de forma granular em algum período.


O Microsoft Distributed File System (DFS) é um conjunto de serviços de storage que permite compartilhar de forma organizada os arquivos via SMB em um sistema de arquivos distribuído. A função subdivide seu sistema via namespaces, onde você pode tratar de forma isolada o sistema de permissionamento (Windows Access Controls ACLS) dos seus compartilhamentos.


Com o Data Deduplication é possível identificar dados semelhantes e manter apenas um deles. Com essa funcionalidade, estima-se que seja possível economizar em torno de 50% de espaço utilizado (variando sempre dependendo do workload).


Possui suporte ao sistema de arquivos Multi-AZ, que oferece alta disponibilidade gerenciada pela AWS. Por padrão, o Amazon FSx replica seus dados em uma AZ, para proteger de alguma falha de componentes. Dessa forma, permite facilmente a criação de sistemas de arquivos Multi-AZ. Além disso, seu backup é feito e armazenado no S3.

  • Amazon S3: armazenamento seguro e robusto, ideal para backups e arquivamento

Faz interface com seus buckets e com isso herda algumas das melhores funcionalidades dele, como: versionamento, armazenamento virtualmente ilimitado, baixo custo por GB, replicação entre regiões, arquitetura desenhada para atingir uma altíssima durabilidade dos dados, entre outras várias funcionalidades.


Possui a função Intelligent-Tiering, que é uma classe de armazenamento do Amazon S3 que ajuda a otimizar os custos de forma automática, permitindo mover seus dados entre camadas de armazenamento: camada de acesso frequente, camada de acesso infrequente e três camadas adicionais de arquivamento. Ideal para envio de dados com acessos variados.


A solução permite o compartilhamento de um bucket inteiro ou um prefixo dentro de um bucket (como uma espécie de particionamento) com pontos de montagens diferentes. Assim, é o armazenamento mais indicado para uso de envio de arquivos para o Amazon S3, entregando alta durabilidade e baixo custo para leitura de arquivos com a integração de cache local, onde os dados mais acessados são armazenados.


3 - Comparação de custos


Fator importante para a tomada de decisão, o custo de uma solução de armazenamento merece atenção. O modelo de cada uma das soluções será detalhado abaixo, tendo como base o seguinte cenário: um servidor de arquivos utilizando o AWS Storage Gateway como cache com um sistema de arquivos de 10 TB, onde temos um ambiente on-premises se beneficiando do sistema de arquivos da nuvem, os usuários usam diariamente para fins gerais, além disso eles precisam de uma velocidade de acesso de 20 MBps e alta disponibilidade dos arquivos.

Levaremos em conta uma arquitetura Multi-AZ na região de São Paulo com backups mensais em que desses 10 TB levamos em consideração uma recuperação de dados de 1 TB mensal (10%), para manipulação dos arquivos e utilização dos mesmos.

  • Amazon FSx: forma de precificação relativamente simples

Sendo cobrado pela sua utilização por hora/mês e tráfego de saída da rede da AWS, tendo seu custo por hora de U$ 0.69 hora/mês e U$ 0.15 GB/mês, desta forma para 1 TB/mês (utilização de arquivos mês) e utilização de 24X7, teremos o custo de U$ 657,15 mês.

  • Amazon S3: custo inferior quando comparado ao Amazon FSx

Neste caso, a forma de cobrança parecida, onde temos o custo por GB gravados no S3 pelo Amazon S3 File Gateway de U$ 0,01 e tráfego de saída da rede da AWS da mesma forma que o Amazon FSx File Gateway. Assumindo o mesmo cenário, teremos um custo total de U$ 255,85.


4 - Conclusão


Cada tipo de armazenamento possui vantagens e desvantagens.

O Amazon S3 File Gateway exerce muito bem o papel de repositório de dados como: backups, arquivamentos e Data Lakes.


Já o Amazon FSx File Gateway possui um completo sistema de arquivos para o uso no dia a dia, com funcionalidades de integração mais simples e foco em armazenamento para aplicações .NET e para usuários finais.


Se ainda estiver com dúvidas, ou necessitar de um suporte específico, entre em contato com nossa equipe e esclareça todas as questões com quem realmente entende do assunto!

21 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page