top of page
  • Grasiela Lima

Por que é fundamental ter backup e recuperação para Google Cloud?

A responsabilidade sobre a segurança e a proteção dos dados no Google Cloud, incluindo backup, é da empresa contratante. A Veeam tem ferramentas integradas para proteger e gerenciar dados de nuvem híbrida, inclusive no Compute Engine.


O Google Cloud assegura a disponibilidade e a confiabilidade de sua infraestrutura para a construção e implantação de serviços e aplicações. Entretanto, a responsabilidade sobre a segurança e a proteção dos dados, incluindo backup, é da empresa contratante.


Por isso, é importante investir em soluções de proteção moderna de dados. Neste cenário, a Veeam tem ferramentas integradas para proteger e gerenciar dados de nuvem híbrida, inclusive no Compute Engine.


Em seguida, entenda melhor os motivos para fazer o backup e recuperação do Google Cloud por meio da Veeam Platform.


Backup e recuperação para Google Cloud da Veeam: como funciona?


O Veeam Backup for Google Cloud Platform automatiza os snapshots nativos do Google e protege as máquinas virtuais entre regiões e entre projetos, com RPO e RTO muito pequenos. O armazenamento de backups dos snapshots no storage de dados do Google melhora a proteção, garantindo despesas baixas para retenção a longo prazo.


Veeam para Google Cloud: 3 principais benefícios


Sem dúvida, umas principais vantagens do Veeam para Google Cloud é o backup nativo na nuvem. Isso porque a proteção fundamentada em políticas simplifica a utilização e a escalabilidade. A Interface de Usuário é simples, baseada na Web, e de instalação rápida a partir do Google Cloud Marketplace.


Outro benefício é que a ferramenta auxilia na manutenção dos custos dos backups. Dentre suas funcionalidades, estão a estimativa do preço e envio dos backups ao Google Object Storage, o que reduz bastante os gastos em comparação ao storage em que os snapshots são mantidos.


Além disso, permite utilizar a camada de arquivamento do Google Object Storage para diminuir ainda mais os custos se houver necessidade de retenção a longo prazo.


Por fim, a solução aumenta a segurança, pois suporta multiprojetos, backup e recuperação entre projetos. Por exemplo, nesse recurso, sua empresa pode implantar a ferramenta no “Serviços de Backup” e fazer os backups de outro projeto, o “Produção”.


Os backups do “Serviços de Backup” estarão armazenados no Google Object Storage, no qual o Veeam está implantado, e ficarão isolados do projeto “Produção”. Desse modo, se acontecer um ataque em “Produção”, os backups estarão salvos. Também é possível ativar a Autenticação Multifator para as contas dos administradores de backup.


Veja a seguir a arquitetura da solução e o conceito de multiprojetos:


De fato, o Veeam para Google Cloud é muito fácil de implantar, configurar e usar. Lembre-se de que embora seja um console completamente autônomo, pode ser conectado a um console do Veeam Backup and Replication como Managed Server para ampliar suas capacidades e possibilitar o que chamamos de Cloud Mobility.


Quer garantir a segurança do backup e recuperação para Google Cloud? Entre em contato com a Beonup e saiba mais como a Veeam pode ajudar.



100 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page