Empírica adota estrutura em nuvem, reduz em 74% sua taxa de erros e aumenta a eficácia do seu ciclo de gestão de produtos

logo-empirica-2.png

Gestora focada no mercado de crédito estruturado adota solução AWS Analytics com ajuda da BeOnUp e obtém resultados expressivos com a automatização de processos e a redução de tempo de processamento de informações.

Depois de passar por um acelerado processo de expansão em 2020, que resultou na duplicação do seu número de colaboradores, a Empírica enfrentou o desafio de fazer com que a área de tecnologia contribuísse efetivamente para o crescimento da empresa, transformando-a em um catalisador de inovação e de melhoria de processos dentro da organização. A BeOnUp foi a especialista escolhida para ajudar na resolução desse grande desafio. Ao adotar a solução AWS Analytics, a empresa teve resultados visíveis e expressivos, com automatização de processos, redução de erros e diminuição do tempo de processamento de informações.

O diferencial deste case consiste na solução específica criada para atender a necessidade da empresa. Como uma das áreas de atuação da Empírica - a estruturação e gestão de FIDC (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) -, é relativamente jovem, ainda não existem muitas soluções adequadas e pensadas para esse tipo específico de operação. Assim, a BeOnUp usou de todo o seu conhecimento e expertise para personalizar os serviços oferecidos e atender perfeitamente as demandas.

 

O primeiro passo da implementação consistiu na identificação dos pontos críticos da estrutura interna da empresa e na criação de um novo desenho de arquitetura de TI, ações que possibilitaram o aumento dos recursos tecnológicos e a migração completa para o ambiente em nuvem, padronizando o banco de dados existente. A plataforma utiliza de serviços nativos da AWS, como Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), AWS Lambda, AWS Glue, Amazon Athena, Amazon API Gateway e Amazon Aurora.

 

Depois, o manuseio e a transferência de dados foram automatizados, criando assim um fluxo de análise e monitoramento mais rápido e eficiente, o que deixou os dados mais organizados e permitiu maior rastreabilidade e integridade das informações.

 

“Nossa arquitetura de sistemas utiliza um serviço de computação orientado a eventos, aplicando o conceito serverless, onde não temos servidores para gerenciamento. Com esse mesmo conceito, utilizamos um banco de dados relacional e não relacional, criado especificamente para a nuvem e que combina performance e alta disponibilidade”, afirma Ricardo Moura, Head de Inovação e Tecnologia da Empírica.

 

Benefícios e resultados:

Uma das novidades de destaque da implementação foi a criação de uma plataforma interna que integra dados de diversos stakeholders do complexo ecossistema da empresa, possibilitando assim a capacitação dos gestores e o aumento da eficácia do ciclo de gestão de produtos. A adoção de serviços AWS criou um ambiente que permitiu à Empírica uma maior escalabilidade de sua própria tecnologia.

 

Os resultados foram visíveis, expressivos e satisfatórios:

  • O tempo para processamento de relatórios foi reduzido em 80%.

  • A taxa de erros cometidos teve uma redução de 74%.

  • E o headcount (horas de funcionários) dedicados à emissão de relatórios teve uma redução de 40%.

 

Foram criados algoritmos específicos para monitoramento de regras, comportamento, riscos e compliance, onde todos os detalhes dos produtos são examinados diariamente. Dessa forma, é possível confrontar os dados para uma camada extra de verificação do portfólio de produtos - ação essencial para um negócio que atua em um setor altamente regulado, como o mercado financeiro.

 

 “Estamos automatizando processos com nossos stakeholders parceiros (administradores e depositários de fundos) e redefinindo o papel de nossos colaboradores. Antes, os colaboradores realizavam a manipulação, análise e transferência de dados manualmente. Agora eles operam com recursos de inteligência e facilidades, como visualização de dashboards e geração de gráficos de todas as informações”, enfatiza Ricardo Moura.

 

 

Serviço:

 

Sobre a Empírica

A Empírica é uma gestora (asset manager) que atua no mercado de crédito estruturado desde 2009, com diversos produtos financeiros, como fundos multimercado e FIDC. Tem o seu DNA focado em inovação, buscando sempre oferecer soluções não óbvias e ágeis. Localizada em São Paulo, capital, possui atualmente 50 fundos em sua carteira, mais de R$ 6,5 bilhões em ativos sob gestão e aproximadamente 100 colaboradores, com os três sócios-fundadores ainda atuantes no dia a dia do negócio.

 

Sobre a BeOnUp

Fundada em 2015, a BeOnUp nasceu com o propósito de facilitar a criação, desenvolvimento e sustentabilidade de negócios que dependam de tecnologia da informação para existir. A BeOnUp é uma Parceira Advanced AWS Partner Network (APN), que conta com uma equipe certificada, com habilidades e as experiências necessárias para ajudar seus clientes a impulsionar seus negócios por meio da transformação digital.

Linkhttps://aws.amazon.com/pt/blogs/aws-brasil/como-a-empirica-otimizou-seus-processos-com-a-automacao-de-processamento-de-dados-utilizando-os-servicos-de-analytics-da-aws/

aws advanced.png