top of page
  • Grasiela Lima

4 principais casos de uso da IA generativa

A IA generativa é a próxima etapa da inteligência artificial. Por exemplo, é possível treiná-la para aprender linguagem humana, linguagens de programação, arte, química, biologia ou qualquer assunto complexo.

A Inteligência Artificial generativa é um tipo de IA que pode criar conteúdos e ideias, incluindo conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas. Essa tecnologia tenta imitar a inteligência humana em tarefas de computação não tradicionais, como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural (PLN) e tradução.                                                                 

A IA generativa é a próxima etapa da inteligência artificial. Por exemplo, é possível treiná-la para aprender linguagem humana, linguagens de programação, arte, química, biologia ou qualquer assunto complexo. Ela reutiliza dados de treinamento para resolver novos problemas.


Atualmente, as empresas podem usar a IA generativa para várias finalidades, como chatbots, criação de mídia e desenvolvimento e design de produtos, dentre outros.

Em seguida, confira os 4 principais casos de uso da IA generativa e como implantá-la no seu negócio.

 

1.     Aprimorar as experiências do cliente

 

Chatbots e assistentes virtuais

É possível simplificar os processos de autoatendimento dos clientes e reduzir os custos operacionais automatizando as respostas a consultas de atendimento ao cliente por meio de chatbots generativos baseados em IA, bots de voz e assistentes virtuais.


Assistência de atendentes e análise conversacional

Outras finalidades são aumentar a performance dos atendentes para melhorar a resolução no primeiro contato e ampliar tarefas como pesquisa de conhecimento, resumo de chamadas e resolução de problemas. Os gerentes podem extrair insights valiosos para melhorar a experiência dos clientes, monitorar a performance dos atendentes e impulsionar o desempenho dos negócios.


Personalização

Oferecer melhores experiências personalizadas e, assim, aumentar o engajamento dos clientes com ofertas e comunicações selecionadas individualmente.

 

2.     Aumentar a produtividade dos funcionários

 

Pesquisa conversacional

A IA generativa melhora a produtividade dos funcionários ao encontrar informações precisas com rapidez e facilidade e resumindo o conteúdo por meio de uma interface conversacional.


Geração de código

Acelere o desenvolvimento de aplicações com sugestões de código baseadas nos comentários e no código do desenvolvedor.


Geração automatizada de relatórios

A ferramenta pode ser usada para gerar automaticamente relatórios financeiros, resumos e projeções, economizando tempo e reduzindo erros.

 

3.     Enriqueça a criatividade e a criação de conteúdo

 

Marketing

A IA generativa cria conteúdo de marketing envolvente, como postagens de blogs, atualizações em mídias sociais ou boletins informativos por e-mail, economizando tempo e recursos.


Vendas

A ferramenta também gera e-mails e mensagens personalizados com base no perfil e no comportamento de um cliente potencial, melhorando as taxas de resposta. Além disso, faz roteiros de vendas ou pontos de discussão com base no segmento, no setor e no produto ou serviço do cliente.


Desenvolvimento de produtos

A IA pode gerar vários protótipos de design com base em determinadas entradas e restrições, acelerando a fase de conceitualização ou otimizando projetos existentes com base no feedback dos usuários e em restrições especificadas.

 

4.     Acelere a otimização de processos

 

Processamento de documentos

É possível melhorar as operações comerciais extraindo e resumindo automaticamente dados de documentos e insights por meio de perguntas e respostas baseadas na IA generativa.


Ampliação de dados

Também dá para gerar dados sintéticos para treinar modelos de ML quando o conjunto de dados original for pequeno, desequilibrado ou sensível.


Otimização da cadeia de suprimentos

Por fim, melhora a logística e reduz os custos avaliando e otimizando diferentes cenários da cadeia de suprimentos.

 

Quer reinventar as experiências do cliente, aumentar a produtividade e acelerar o crescimento com a IA generativa? Fale com o nosso time.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page