top of page
  • Foto do escritorFernando Henrique Brondi

Backup e seus modelos existentes

Atualizado: 6 de jun. de 2022


Saiba quais os tipos de backup e a segurança oferecida pelos modelos existentes.



Tanto como método preventivo de segurança, quanto como o responsável por conservar a integridade dos dados, o backup deve ser encarado como item essencial para quem quer manter a empresa no mercado. E isso não inclui apenas as grandes corporações.

  Com a revolução do armazenamento em nuvem o backup também se reinventou como um item ainda mais crítico na era em que o sucesso corporativo também se tonou dependente da segurança digital. O backup e a escolha do melhor modo de se fazê-lo deve fazer parte das reuniões iniciais de todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Uma vez em que se tem a ciência de que toda a história (financeira, administrativa, comercial, operacional e etc.) estará concentrada no banco de dados, é preciso gestá-lo da melhor forma e manter essas informações a salvo mesmo em caso de desastres locais, é nesse ponto que o backup entra.

  Como isso ocorre? O backup, faz a famosa cópia de segurança dos dados, que replicados estarão seguros caso haja falhas ou imprevistos locais, dependendo da tecnologia utilizada. Ainda que a expansão dos serviços em nuvem seja evidente, há empresas que ainda mantém os processos de backup em fita. Diferente do backup em nuvem, é um processo mais propenso a falhas, e ainda que possua um espaço de armazenamento conveniente com relação aos custos, o material de armazenamento é vulnerável e o processo de restauração das informações mais complexo e demorado.

  Mesmo que as condições, locais e o tipo de armazenamento também dependam da escolha do provedor de serviço, quando se trata de nuvem, além da praticidade com a automação, redução de custos físicos e o tempo dos procedimentos, existe a vantagem absoluta com relação a segurança. Os arquivos sincronizados e replicados externamente (podendo ter cópias em vários locais espalhados pelo mundo, dependendo do serviço contratado) mantém sua integridade mesmo que as máquinas de sua empresa sejam afetadas.

  Dentro da nuvem, existem tipos de backup e tipos de rotina de backup, o que destaca outro benefício para os seus dados, a personalização dos serviços conforme a necessidade e escolhas do negócio. Com relação aos modos há dois tipos, o diferencial (que faz a replicação do arquivo completo que foi alterado, e que não é tão vantajoso se a sua empresa possui muitos arquivos grandes) e o incremental (que apenas replica as partes modificadas dos arquivos, o que significa economia de espaço em disco). Já quando se falam em rotinas, há três, a manual (o usuário cria, altera e sincroniza o arquivo, a automática (que permite o agendamento em horários determinados para a sincronização de arquivos) e a em tempo real (as alterações são salvas conforme feitas). Desta forma, você pode escolher o provedor que lhe traz as opções que melhor encaixam na sua rotina e orçamento, ou você também pode optar por contratar uma empresa especializada com orientações sobre como cuidar e manter a integridade das informações do seu banco de dados.

  Quando se trata de backup, também se trata da saúde da sua corporação e, portanto, esta dever ser acompanhada por profissionais que cuidem dela com a segurança e o conhecimento necessário para manter a integridade das informações. Pensando nisso, a DBACLOUD te ajuda a cuidar da saúde do seu negócio, a solução que você precisa a um passo. Entre em contato e conheça mais!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page