top of page
  • Grasiela Lima

4 benefícios do licenciamento de software para o seu negócio

Conheça os principais benefícios do licenciamento de software e porque é fundamental regularizar os programas da sua empresa.


Ainda hoje, muitas empresas trabalham com programas de computadores não licenciados. Dentre os principais motivos, estão a falta de conhecimento da importância da regularização, a aparente economia ao não comprar as soluções e por acreditarem que não há fiscalização. Mas, existem diversos benefícios do licenciamento de software para as corporações.


De fato, o uso de tecnologias piratas não é seguro, pois torna os dados mais vulneráveis, pode permitir ataques de vírus e provocar instabilidades no sistema. E tudo isso pode causar prejuízos e custos muito mais altos para a empresa, como multas e indenizações.

Por isso, separamos abaixo as quatro principais vantagens do licenciamento e por que o seu negócio deve regularizar agora mesmo todos os softwares.


Benefícios do licenciamento de software

1. Segurança dos dados; 2. Economia; 3. Atualização periódica; 4. Suporte técnico especializado.


Abaixo, você saberá mais sobre as principais vantagens do licenciamento de software:


1. Segurança dos dados

Só por garantir a segurança de dados, as empresas já deveriam licenciar o uso de todos os programas imediatamente. Imagine ter informações estratégicas e confidenciais do seu negócio vazadas para o concorrente?

A licença de uso regularizada permite que os softwares recebam constantes atualizações que diminuem ação de vírus, spywares e outros tipos de ataques virtuais.

Em relação às informações de pessoas físicas, há também a nova Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD). Em vigor desde 2021, a lei tornou ainda mais rigorosa a segurança de dados. As corporações que não se adequarem ou respeitarem as novas regras podem ser multadas em até 2% do faturamento ou até R$ 50.000.000,00 por infração.


2. Economia

Além de evitar multas por vazamento de dados, os softwares possuem direitos autorais (copyright) do proprietário da tecnologia. Esse termo refere-se à proteção de materiais autorais, limitando a distribuição e uso conforme direito de propriedade às pessoas que criam algo único por meio do intelecto.

Portanto, a utilização de software sem licença ou sem pagamento dos tributos caracteriza violação dos direitos autorais conforme define a Lei nº 9.609/98. A pena é de detenção de seis meses a dois anos ou, em alguns casos, multa. Ou seja, é mais vantajoso financeiramente ter em dia a licença de uso do programa.


3. Atualização periódica

Um dos benefícios do licenciamento de software é ter acesso às atualizações periódicas. Além de tornar o programa mais eficiente, as modernizações corrigem eventuais problemas e garantem mais segurança contra vazamentos de dados e ataques de vírus.


4. Suporte técnico especializado

O software sofreu algum bug na hora de fechar um relatório importantíssimo? Nesses momentos – e em muitos outros – contar com o suporte técnico especializado é essencial.

O contrato de uso do programa inclui acesso ao suporte sempre que ocorrer problemas ou necessidade de manutenção. Além disso, há portais e fóruns em que é possível tirar dúvidas e receber informações atualizadas da solução.


Bônus: controle potencializa benefícios do licenciamento de software


Como as empresas utilizam diversos softwares no dia a dia, é fundamental o setor de TI ter uma boa gestão de controle dos programas. Frequentemente, é necessário verificar os direitos das licenças e alinhar os pagamentos com o financeiro para evitar multas e/ou a indisponibilidade da tecnologia.

Como muitos softwares são licenciados por máquina, às vezes a rotina de controle pode ser exaustiva e ineficiente. Uma dica importante é optar por programas em nuvem. Neste caso, o provedor realiza toda a gestão. Além disso, a equipe não precisa mais fazer o upgrade de máquinas devido às novas atualizações, já que tudo estará na nuvem.


Garanta agora mesmo os benefícios do licenciamento do software para sua empresa!


Entre em contato com nosso time e saiba mais!

40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page