top of page
  • Grasiela Lima

6 estratégias para otimizar seus custos em nuvem

Seja para planejar seus gastos futuros ou porque você está vendo sua utilização de recursos decolar em virtude de aumento de demanda, selecionamos algumas estratégias que podem te ajudar a otimizar seus custos em nuvem.


A migração para plataformas em nuvem é uma tendência no mundo todo e oferece uma série de vantagens como: agilidade, escalabilidade e resiliência, com acesso aos dados de forma ininterrupta, global e robusta.


Entretanto, se o seu sistema em nuvem não estiver bem ajustado às suas necessidades, ele pode apresentar desequilíbrios que, por sua vez, podem afetar o desempenho e o orçamento.


Pensando nisso, separamos estratégias de otimização de custos que podem ajudar a equilibrar os seus custos em nuvem e que podem exercer um impacto significativo na sua empresa. Confira:


1 - Dimensionar corretamente suas instâncias


A escolha adequada dos recursos provisionados na infraestrutura em nuvem é a primeira etapa da redução de custos. É preciso realizar uma análise inicial das suas instâncias por meio de ferramentas e métricas, com foco em um correto dimensionamento, mantendo o desempenho e a capacidade necessária para o seu trabalho.

O ideal é que você utilize o máximo possível dos recursos computacionais provisionados. Por exemplo, se você coloca uma máquina virtual para ser executada e consome 50% de CPU e 50% de memória, mas você está pagando por ela inteira, há um desperdício de metade do valor dessa máquina virtual. Uma métrica de 80 a 90% de consumo de CPU é um bom parâmetro, claro, respeitando as aplicações desenvolvidas e quais recursos estão sendo usados.


2 - Aumentar a elasticidade


Existem ferramentas e métricas que auxiliam a implementar conceitos de escalabilidade nos ambientes - um dos maiores benefícios do uso da nuvem.

E esse é um benefício que pode ajudar a reduzir custos na sua infraestrutura, já que você pode aumentar ou diminuir o seu uso da nuvem, de acordo com o seu aumento de carga ou picos de utilização. Essa opção pode ainda ser feita de forma automatizada, tendo impacto interessante na redução de custos, já que a utilização é remanejada automaticamente de acordo com a necessidade.


3 - Escolher o modelo de preço certo


Diferentes modelos de cobrança podem ser utilizados em conjunto para uma redução maior de custos. É importante analisar e identificar os modelos que oferecem mais vantagens para o seu tipo de negócio e utilizá-los em conjunto no seu ambiente.

Alguns tipos são: on-demand (preço tabelado), instâncias reservadas - RIs (modelo financeiro com desconto por comprometimento) e spot (disponibilidade de recursos ociosos em formato de leilão).


4 - Utilizar a camada de armazenamento correta


O uso da camada de armazenamento adequada e bem dimensionada traz inúmeros benefícios, especialmente na redução de custos. Diferentes tipos de cargas de trabalho podem utilizar diferentes tipos de camadas de armazenamento.

Existem diversas opções de armazenamento disponíveis e cada uma tem uma utilização específica: para instâncias, objetos e arquivos.


5 - Mecanismos de otimização


A otimização de custos precisa ser um processo constante e contínuo dentro da sua infraestrutura. Porque assim você consegue garantir que projetos antigos estão sendo melhorados e que novos projetos estão sendo criados da maneira adequada.

É importante implementar alguns controles e análises para garantir que tudo seja feito da melhor maneira. Alguns exemplos: tags, definir métricas/objetivos e revisá-los constantemente, criação de arquiteturas com foco em custo e atribuição de responsabilidades de otimização.


6 - Contar com especialistas para te auxiliar na melhor escolha


Com tantas informações específicas na hora de decidir, é interessante contar com o suporte e expertise de especialistas na área, auxiliando na escolha das melhores opções para cada modelo e necessidade de negócio e facilitando assim a sua migração para as nuvens.


Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e faça essa jornada com quem realmente entende do assunto!


27 visualizações0 comentário
bottom of page