top of page
  • Grasiela Lima

7 recursos do EMP for Windows Server para migrar aplicativos legados

O EMP for Windows Server migra aplicativos legados do Windows Server 2003, 2008 e 2012 para versões mais recentes com suporte na AWS, sem nenhuma refatoração.


Muitas empresas têm dificuldades com a migração de aplicativos legados devido às altas dependências de sistemas operacionais obsoletos e sem suporte, bem como à especialização interna limitada e/ou à falta de acesso a mídias de instalação ou ao código-fonte. Além disso, obter suporte estendido para esses aplicativos não resolve o inevitável problema do fim do suporte, ele apenas adia o irrevogável.


Para mitigar esses desafios, a AWS oferece o End-of-Support Migration Program (EMP – Programa de migração para aplicações herdadas em fim do suporte) for Windows Server.

Saiba como funciona esse programa e conheça os 7 recursos para migrar aplicativos legados.

 

EMP for Windows Server

 

O EMP for Windows Server inclui ferramentas para migrar seus aplicativos legados do Windows Server 2003, 2008 e 2012 para versões mais recentes com suporte na AWS, sem nenhuma refatoração.


A ferramenta desacopla as aplicações do SO subjacente, permitindo a migração das suas aplicações essenciais para uma versão mais recente e com suporte do Windows Server na AWS. 


Os clientes podem usar a ferramenta gratuitamente como uma opção de autoatendimento ou com o auxílio dos parceiros da AWS ou AWS Professional Services. Um guia do usuário também está disponível para clientes que desejam usar a ferramenta por conta própria. 


O EMP identifica as dependências que a aplicação apresenta quanto ao SO obsoleto e cria um pacote que inclui os recursos necessários para que a aplicação seja executada em uma versão mais recente do Windows Server.


O pacote inclui todos os arquivos, tempos de execução, componentes e ferramentas de implantação da aplicação, bem como um mecanismo que redireciona as chamadas de API da aplicação para os arquivos no pacote em questão. Isso resolve as dependências, além de desacoplar o aplicativo do SO subjacente.


Agora, você pode executar a aplicação empacotada em versões futuras do Windows Server, o que significa que não será mais necessário se preocupar com o upgrade dessas aplicações quando o próximo evento de fim de suporte do Windows Server ocorrer.


Uma vez na AWS, você poderá continuar a otimizar as operações e os custos dessas aplicações e explorar a modernização de workloads do Windows.

 

Recursos do EMP for Windows Server

 

1 - Captura de instalação existente

Durante o empacotamento, as ferramentas EMP capturam a instalação existente de um aplicativo herdado para um pacote EMP. Geralmente, realizam isso detectando os componentes de uma instalação existente e extraindo-os para um pacote. Quando a mídia de instalação e o conhecimento estiverem disponíveis, a instalação pode ser monitorada e capturada em um pacote EMP.


2 - Nova captura de instalação

Durante o empacotamento, é obtido um instantâneo do estado atual do sistema operacional e um processo de captura registra todas as alterações feitas durante a instalação do aplicativo.


3 - Análise de tempo de execução

O acesso a arquivos e registros, juntamente com as alterações que ocorrem quando um aplicativo é iniciado a partir desta seção do assistente de empacotamento, são registrados e disponibilizados para inclusão no pacote que está sendo criado. Esse recurso permite que o EMP inclua alterações de primeira inicialização do aplicativo no sistema.


4 - Suporte a sistemas operacionais legados

Um pacote EMP é criado no sistema operacional atualmente suportado pelo aplicativo que está sendo empacotado. Esse pacote de compatibilidade permite migrar um aplicativo de um sistema operacional compatível para um sistema operacional incompatível, preservando a funcionalidade do aplicativo.


5 - Suporte para atualização do Windows

Você pode implantar um único pacote em várias versões compatíveis do Windows. Além disso, cada pacote suporta a atualização da versão subjacente da versão do Windows.


6 - Scripts de pré-implantação e pós-implantação

Você pode incluir scripts personalizados no pacote para implantar instalações e configurações com script ou para executar outras tarefas necessárias para o processo de implantação do pacote e do aplicativo.


7 - Edição rápida sem recompilação de pacotes

Os ciclos de teste e correção para pacotes EMP levam menos tempo como resultado da edição rápida, que não requer recompilação do pacote. Os pacotes podem ser atualizados para incluir atualizações de aplicativos específicos ou os componentes EMP mais recentes sem a necessidade de recompilar o pacote.

 

Saiba mais sobre esse programa com a Beonup. Entre em contato conosco!

3 visualizações0 comentário
bottom of page