top of page
  • Grasiela Lima

A importância do controle de custos em sua estratégia de nuvem

Seja em virtude de planejamento de gastos futuros ou por aumento de demanda de utilização, o gerenciamento dos custos em nuvem pode exercer um impacto significativo no seu negócio.


As plataformas em nuvens são tendência e oferecem inúmeras vantagens, como agilidade, escalabilidade e resiliência, além do acesso aos dados de forma ininterrupta. Entretanto, se o sistema em nuvem não estiver bem ajustado às necessidades, ele pode apresentar desequilíbrios e afetar o desempenho e as finanças do seu negócio.


O controle dos custos em nuvem é um dos maiores desafios dos gestores da atualidade. E o cenário se torna ainda mais complexo quando é preciso controlar e gerenciar os custos de diversas equipes, instâncias, projetos e servidores, alocando recursos de forma assertiva.


Gerenciamento de custos da nuvem


Os custos da nuvem normalmente incluem instâncias de máquinas virtuais, memória, armazenamento, tráfego de rede, suporte e licenças de software. E a dificuldade reside no fato de que os custos geralmente são descentralizados e variáveis, dificultando a previsibilidade de gastos do negócio.


A implementação de uma estratégia de gerenciamento de custos pode ser essencial para a saúde financeira dos negócios, ajudando as as organizações a analisarem os custos, o consumo, a comparação e o planejamento da nuvem. Dessa forma, é possível aumentar a eficiência e melhorar o rendimento e desempenho da estratégia.


Justamente para resolver essas questões é que surgiram as ferramentas de gerenciamento de custos na nuvem - para ajudar a encontrar maneiras econômicas de maximizar o uso e a eficiência das estratégias em nuvem.


Vantagens do AWS Cost e Usage Reports (AWS CUR)


A ferramenta oferece o mais abrangente conjunto de dados de custo e uso disponível. Possibilita o recebimento de relatórios que detalham os custos por hora, dia, mês, por produto, recurso de produto ou por tags que você mesmo define. E ainda permite a publicação de relatórios de cobrança da AWS em um bucket do Amazon Simple Storage Service (Amazon S3).


A atualização do relatório é feita uma vez por dia, em formato de valores separados por vírgulas (CSV) e é possível visualizar os relatórios usando um software de planilha, como Microsoft Excel ou Apache OpenOffice Calc, ou ainda acessá-los de um aplicativo usando a API do Amazon S3.


Os relatórios de uso e custo da AWS rastreiam seu uso da AWS e fornecem cobranças estimadas associadas à sua conta. Cada relatório contém itens de linha para cada combinação exclusiva de produtos da AWS, tipo de uso e operação realizada na conta da AWS vinculada. E os relatórios podem ser personalizados, para agregar as informações por hora, dia ou mês.


Os relatórios de uso e custo da AWS permitem:


  • Entregar arquivos de relatório para seu bucket do Amazon S3.

  • Atualizar o relatório até três vezes por dia.

  • Criar, recuperar e excluir seus relatórios usando o AWS CUR API Reference.


Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e encontre a melhor solução com quem realmente entende do assunto!

39 visualizações0 comentário
bottom of page