top of page
  • Grasiela Lima

Como o data lake e as análises podem ajudar sua empresa a transformar dados em valor

Com dinamismo e praticidade, a plataforma oferece armazenamento de dados mais ágil e facilidade de análises desses dados. Entenda como o data lake pode ajudar a gerenciar esse valioso ativo.


Já ouviu falar que "informação vale ouro"? Hoje em dia, essa frase é ainda mais verdadeira e representa muito bem o ambiente de negócios. Isso porque os dados, e as análises decorrentes desses dados, se tornaram um diferencial competitivo e uma fonte valiosa de geração de valor - tanto para direcionamento de negócios e identificação de tendências, quanto para tomadas de decisões certeiras.

Sensores, dispositivos inteligentes, internet das coisas (IoT), mídias sociais, câmeras de vídeo, acessos a sites e dispositivos são alguns dos exemplos recentes de fontes de dados.


E a aplicação dessas fontes de dados permeiam os mais diversos tipos de negócios: desde supermercados, para saber em quais gôndolas o cliente gasta mais tempo, passando por análises de vendas de produtos e até em negócios mais tecnológicos, como aplicativos, para saber a quantidade de acessos, uso e perfil do cliente. E esses são só exemplos básicos de como usar os dados coletados. A aplicabilidade é imensa e pode ser estendida a diversas áreas, e setores de linhas produtivas.


Entretanto, apenas a coleta e identificação desses dados não são suficientes para transformá-los em valor. É preciso localizar, processar, interpretar e tornar esses dados em informações úteis para os negócios.


Transformando dados em valor

transformação de dados em ativos corporativos valiosos é um assunto complexo que pode facilmente envolver o uso de dezenas de tecnologias, ferramentas e ambientes diferentes. Em contrapartida, se a empresa precisar de muito tempo e esforço para analisar e transformar essas informações em algo útil, o valor potencial desses dados é perdido. É aí que está o desafio.

Justamente nesse ponto é que o data lake se apresenta como uma solução interessante e poderosa, já que permite integrar dados estruturados e não estruturados (agilizando o armazenamento, sem necessidade de formatação prévia de dados) e oferece ainda uma série de ferramentas práticas para coletar, armazenar, controlar e analisar dados em qualquer escala.



Como possui a capacidade de aproveitar mais dados, de mais fontes diferentes e em menos tempo, além de permitir que os usuários colaborem e analisem informações de maneiras diferentes, o data lake possibilita a captação de tendências, dados históricos e de aprendizado de máquina. Com essas informações e auxílio da ciência de dados, ele possibilita a construção de modelos para prever cenários futuros, resultados prováveis e ainda sugerir ações para que sua empresa atinja o resultado ideal.


Assim, os dados tomam a posição de ativos valiosíssimos para as instituições na atualidade. E diante dessa importância e de seu papel central, contar com práticas de gerenciamento de dados sólidas e com um sistema de armazenamento robusto, são práticas essenciais para todas as organizações, independentemente do tipo ou tamanho.


E o data lake se posiciona como um poderoso aliado na tomada de decisões, uma solução muito interessante e estratégica para empresas - principalmente para aquelas que geram valor e negócios por meio de suas informações.


Alguns exemplos de uso do data lake:

  • Análises:

o Consultas interativas

o Processamento de big data

o Data warehousing

o Análises em tempo real

o Análises operacionais

o Painéis e visualizações

  • Ingestão de dados:

o Ingestão de dados em tempo real

  • Data lake:

o Armazenamento de objetos

o Backup e arquivamento

o Catálogo de dados

o Marketplace de Dados

  • Análises preditivas e machine learning:

o Frameworks e interfaces

o Plataforma para desenvolvimento de modelo



Dúvidas de como aplicar essa solução em seu negócio? Fale com nossos especialistas!


23 visualizações0 comentário
bottom of page