Buscar
  • Grasiela Lima

Como o gerenciamento financeiro na nuvem pode transformar seu negócio

O sistema de gerenciamento por nuvem permite a troca de despesas fixas com infraestrutura e hardwares por despesas variáveis. Possibilita ainda a redução dos custos, cobrando apenas sobre os recursos consumidos. E oferece uma série de soluções para facilitar o gerenciamento e otimização de custos do seu negócio.

Muitos negócios, empresas e organizações vem enfrentando uma ruptura em suas operações, com quebras de orçamentos e receitas. Nesse momento peculiar, soluções inovadoras são bem-vindas. E a solução para modernizar e escalonar o seu negócio pode estar na adoção do sistema em nuvens.


Esse modelo permite a troca de despesas fixas com infraestrutura de datacenters, servidores, hardwares e provisões de armazenamentos futuros por despesas variáveis. E possibilita que o custo seja aplicado apenas na quantidade de recursos de TI consumidos, reduzindo os gastos e economizando tempo com planejamento de compras de infraestrutura e com a logística na entrega e instalação de servidores.


A plataforma em nuvem oferece um conjunto de soluções para ajudar no gerenciamento e na otimização de custos. Isso inclui serviços, ferramentas e recursos para organizar e acompanhar dados de uso e custo, aprimorar o controle com faturamento consolidado e permissão de acesso, possibilitar o melhor planejamento com orçamentos e previsões, além de reduzir cada vez mais os custos com otimização de recursos e de definições de preço.


Se você já fez a migração para a nuvem, ou se está apenas começando a sua jornada, confira abaixo algumas soluções que podem te ajudar no gerenciamento e na otimização dos seus gastos.

  • Organização de custos e uso com métodos definidos pelo usuário

A tomada de decisões de forma embasada e inteligente exige o acesso a informações, de maneira prática, transparente e em tempo real.

Assim, a possibilidade de visualizar e analisar os dados de custo e utilização de seus departamentos/projetos/produtos em um único painel é algo que se torna extremamente estratégico para os negócios.

Com base em suas necessidades, é possível organizar as informações e vistoriar os custos e recursos de forma centralizada. Assim, você pode fornecer dados de custo detalhados, alocáveis e em tempo real - que façam sentido para as equipes de engenharia, aplicativos e negócios. Além disso, as equipes podem ter visibilidade e acesso aos detalhes necessários para que se responsabilizem por seus próprios gastos.

  • Gerenciamento de custos de controle e faturamento

O gerenciamento precisa ser dinâmico: os líderes e gestores necessitam de um meio simples e de fácil acesso às informações de faturamento, com resumo de gastos, detalhamento de todos os custos de serviços e contas da organização, além de descontos e créditos.

Dessa forma, você pode optar por consolidar suas faturas e aproveitar descontos por maior volume, com base no uso agregado de contas.

É possível ainda definir proteções apropriadas, para manter o controle dos custos, governança e segurança. Equilibrando liberdade e controle, o sistema possibilita a organização de permissões de usuários, de acordo com níveis de acesso.

  • Melhor planejamento com previsão e orçamento flexíveis

A definição e planejamento de expectativas com custos de nuvens é uma preocupação recorrente das empresas e organizações. O surgimento da nuvem possibilitou que as equipes pudessem adquirir e defasar recursos de forma contínua, sem que elas precisassem aprovar, comprar e instalar infraestruturas. Entretanto, essa flexibilidade requer uma adaptação a um novo e dinâmico processo de previsão e orçamento.

Por isso, existem ferramentas para oferecer provisões baseadas em seu histórico de custos e uso. É possível definir limites e alertas orçamentários e, dessa forma, provisionar os custos e usos - controlando os limites estipulados. O sistema permite também a definição de metas de utilização ou cobertura de reservas, monitorando todo o seu avanço.

  • Otimização de custos com recomendações de recursos e definições de preço

A plataforma em nuvem permite o controle dos custos e a otimização contínua dos gastos. Como existe uma variedade de modelos de definição de preço e recursos, é possível atender aos seus requisitos de performance e eficiência de custo, realizando ajustes sempre, conforme a necessidade.

O sistema é flexível e permite a escolha entre vários elementos, como: como sistemas operacionais, tipos de instâncias, zonas de disponibilidade e opções de compra, para atender as suas necessidades arquiteturais e empresariais.

Existem ainda recomendações para otimização de recursos, com o intuito de simplificar o processo de avaliação, para que você possa selecionar com eficiência os recursos de melhor custo para as suas necessidades. Também existem recomendações sobre modelos de definição de preço com base em seus padrões de utilização. Dessa forma, é possível reduzir custos, sem comprometer a performance da carga de trabalho.


Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe, te ajudamos nesta jornada!




14 visualizações0 comentário