top of page
  • Grasiela Lima

Como são os negócios na era do Machine Learning

Antes, as empresas acumulavam arquivos e muitos bytes. Agora, são completamente baseadas em dados. Entenda como o Machine Learning está mudando o cenário empresarial e quais são as suas potencialidades para gerar novos negócios.



O machine learning (ML) está mais acessível do que nunca. Devido à rápida adoção da computação em nuvem, ao aumento da potência computacional, dos volumes de dados e ao surgimento de soluções fáceis de usar - que exigem pouca ou nenhuma experiência, o machine learning vem ganhando destaque como uma solução inovadora para os negócios.


Independente do setor, seja da área de saúde, ciências biológicas, finanças, tecnologia, varejo, mídia e entretenimento, manufatura e setor público - as organizações líderes em praticamente todos os setores estão utilizando o machine learning. E para muitas delas, essa tecnologia se tornou um componente essencial e também uma vantagem competitiva.


Isso porque o machine learning possibilita a organização das informações, a análise aprofundada e a tomada de decisões baseadas em dados, gerando assim resultados assertivos.


Antes, as empresas acumulavam incontáveis arquivos e bytes de informações, mas não conseguiam aproveitar com totalidade os dados coletados. O aproveitamento do valor desses enormes volumes de dados exige uma infraestrutura de dados moderna e baseada em nuvem, que unifique os silos de informações.


Agora, as empresas têm a oportunidade de organizar dados, realizar análises e contar com a ajuda da inteligência artificial e machine learning para promover a tomada de decisões essenciais para os negócios.


Confira abaixo alguns usos do machine learning por empresas, para resolver os principais desafios e revelar novas oportunidades:


  • Aprimoramento da experiência do cliente

Muitas organizações estão adotando os recursos preditivos e inteligentes do machine learning para melhorar a interação e as experiências do cliente.

Desde chatbots eficientes, envio de remessas e experiências personalizadas, se o atendimento ao cliente ou o suporte forem áreas desafiadoras em sua empresa, é provável que você encontre uma solução prática com o poder transformador do machine learning.

  • Otimização das operações empresariais

Com sua capacidade de processar grandes volumes de dados com rapidez e inteligência, o machine learning pode ajudar as organizações a simplificar as operações, automatizar os processos e prever os resultados empresariais. Isso melhora a produtividade e aumenta a capacitação da equipe.

Pesquisas inteligentes, processamento inteligente de documentos, detecção de fraudes e análise de métricas empresariais são algumas das funcionalidades que a tecnologia oferece.

  • Aceleração da inovação

As organizações também utilizam o machine learning para acelerar a inovação em seus produtos, serviços e aplicações. Assim, os membros da equipe podem ser mais produtivos, independentemente do nível de habilidade em machine learning de cada um, enquanto promovem o gerenciamento de recursos eficientes e mantêm os custos baixos.


Dessa forma, os resultados e previsões orientados por dados podem guiar a empresa a inúmeros cenários de negócios, incluindo:


· Lançar ofertas de produto

· Inovar em novos modelos de negócios ou fluxos de receita

· Automatizar processos manuais para melhorar a eficiência

· Melhorar as experiências do cliente para aumentar a confiança e fidelidade

· Otimizar as interações com parceiros de negócios


E não importa em qual estágio da jornada para machine learning sua organização está: com ajuda especializada é possível refinar sua estratégia para escalar dados e análises de forma eficaz em toda a empresa, para que você possa acelerar a inovação e impulsionar seus negócios.


Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e faça essa jornada com quem realmente entende do assunto!

36 visualizações0 comentário
bottom of page