top of page
  • Grasiela Lima

Entenda a diferença entre armazenamento e backup em nuvem

Os termos costumam gerar muita confusão entre os usuários, especialmente para os iniciantes no assunto. Entretanto, cada um dos tipos possui funcionalidades e indicações distintas. Por isso, preparamos um material bem didático, para tirar de vez todas as suas dúvidas. Confira!


Seja para uso pessoal ou empresarial, adotar uma estratégia de acesso a arquivos em plataformas de nuvens é uma necessidade atual. No mundo todo, essa prática é uma tendência, principalmente pelo uso de vários dispositivos eletrônicos, ao mesmo tempo. E faz sucesso por oferecer ao usuário a vantagem de ter sempre um respaldo ao acesso dos seus dados e informações.


Entretanto, manter seus arquivos centralizados em um servidor online, para ter acesso a eles sempre que for preciso, de qualquer dispositivo, é bem diferente de fazer uma cópia de toda a sua biblioteca de dados, de forma sistemática e programada.


A confusão entre os termos acontece porque acredita-se que o ato de armazenar um arquivo na nuvem já consiste na criação de uma cópia de segurança desse arquivo. Mas não é bem assim que funciona, já que o armazenamento e o backup em nuvem têm funções e indicações distintas.


Armazenamento em nuvem

Geralmente oferecido em versões gratuitas e pagas, por servidores como o OneDrive, Google Drive e Dropbox, o armazenamento em nuvem é o sistema mais comum e usado principalmente para o acesso e compartilhamento de arquivos por qualquer dispositivo com conexão à internet.


Uma das vantagens deste tipo de serviço é a facilidade de acesso e edição, que funciona em qualquer dispositivo, fixo ou móvel, de qualquer local, desde que o dispositivo esteja conectado à rede.


Os servidores mantêm seus arquivos protegidos e ajudam a evitar problemas com formatações das máquinas, exclusões indevidas, quebra do equipamento e outros acidentes.


Entretanto, ele não cria cópias de arquivos, somente mantém os arquivos centralizados em um servidor online, carregando sempre a última versão atualizada. Se um arquivo for excluído, e não houver nenhuma outra cópia em outro dispositivo, o servidor não consegue recuperar esse arquivo.


Backup em nuvem

Diferentemente do armazenamento, o backup em nuvem é uma cópia de segurança de todos os seus dados, que podem ser restaurados de forma parcial ou total, sempre que um dispositivo apresentar uma falha ou problema.


O backup pode ser aplicado para a realização de cópias de arquivos ou até mesmo de sistemas inteiros - incluindo softwares e aplicativos de computador, independentemente do local onde eles estiverem armazenados originalmente. Assim, as cópias são salvas na nuvem, em períodos pré-estabelecidos, fato que gera maior segurança às informações.


E a segurança é um ponto importante do backup: se uma empresa utiliza grandes volumes de operações, com dados sigilosos que precisem de segurança extra, é possível configurar os backups para serem realizados diversas vezes ao dia, ou até em tempo real.


Outra diferença está na criação de versões de arquivos. Além de enviar isoladamente o arquivo, o backup cria versões desse mesmo arquivo, separando as alterações passadas do carregamento de arquivos atuais. Essa é uma ferramenta muito útil em casos de ataques cibernéticos, como vírus e malwares. Assim, é possível recuperar qualquer arquivo infectado ou alterado indevidamente.


Qual é o melhor?

Cada plataforma tem suas indicações e particularidades. Tudo vai depender do seu uso e das suas necessidades.


No caso do armazenamento, a vantagem é a centralização e disponibilização dos arquivos, permitindo o acesso online da versão mais atual. Já no caso do backup, a biblioteca de arquivos inteira é salva em uma data pré-estabelecida e não pode sofrer alterações online, o que confere maior proteção.


Seja qual for a escolha, ter um sistema em nuvens integrado aos seus arquivos é uma estratégia interessante e necessária.


Se você ficou com dúvidas, ou ainda deseja aumentar a segurança dos seus dados, entre em contato com nossa equipe! E descubra como os nossos especialistas, que realmente entendem do assunto, podem facilitar a sua jornada para as nuvens.

29 visualizações0 comentário
bottom of page