• Grasiela Lima

Inteligência Artificial x Machine Learning: entenda como essa relação pode afetar o seu negócio

Aplicado aos mais diversos nichos e setores, o machine learning é tendência, possibilita a adoção de novas abordagens e promete transformar as organizações nos próximos anos.

Não há duvidas de que a inteligência artificial (IA) e o machine learning podem ajudar as empresas a alcançarem novos patamares, resultados e abordagens. Os termos interagem, inter-relacionam e, às vezes, até se confundem.


O termo “inteligência artificial” é usado para descrever qualquer sistema capaz de replicar tarefas que anteriormente exigiam inteligência humana, buscando por resultados probabilísticos: fazer previsões, classificar ou tomar decisões com um alto nível de certeza - de forma semelhante ao discernimento humano.


Atualmente, quase todos os sistemas de IA são criados por meio do machine learning, que usa grandes quantidades de dados para criar e validar a lógica de decisão. Então, basicamente, o machine learning é a tecnologia que está “por trás” dos sistemas inteligentes.


É possível criar IA sem machine learning, mas atualmente ele é o principal método utilizado na criação de sistemas de IA. Assim como é possível usar machine learning para outras finalidades.


Embora o machine learning exista há décadas, sua acessibilidade como ferramenta para a transformação dos negócios é relativamente nova. E a multiplicidade de caminhos está levando algumas empresas a continuarem em compasso de espera, sem saber como dar o próximo passo nessa jornada.


Quando implantados com as estratégias corretas, ambos podem auxiliar os negócios, ampliando a agilidade, otimizando os processos, aumentando a receita com o desenvolvimento de novos produtos e com o aprimoramento de produtos existentes e ainda viabilizando decisões mais adequadas e mais rápidas.


Conheça algumas das particularidades do machine learning que podem afetar diretamente o seu negócio:


1. Otimização dos negócios

Por meio de modelos sofisticados de planejamento e previsões de demanda, o machine learning pode ser usado para aumentar a eficiência, otimizando os negócios, em praticamente todos os setores. É possível reduzir as vendas perdidas por indisponibilidade de produtos em até 65% e evitar a devolução de 2 milhões de produtos.


2. Decisões mais inteligentes e mais rápidas

Graças ao machine learning, as empresas e suas equipes são capazes de tomar decisões mais assertivas e mais rápidas.

Com informações baseadas em dados cada vez mais inteligentes, é possível acessar rapidamente as informações mais relevantes para as necessidades dos clientes e dessa forma acelerar a resposta a oportunidades, obtendo resultados melhores e precisos.


3. Personalização da experiência do cliente

É possível usar machine learning para personalizar a experiência do usuário, principalmente no caso de streamings e plataformas de entrega de conteúdos que possuem ampla e diversa base de clientes.

Dessa forma, o machine learning pode ser aplicado para oferecer conteúdos direcionados e que correspondem aos interesses específicos dos usuários, melhorando assim a experiência do telespectador e a jornada do cliente de modo geral.

4. Criação de novas capacidades a produtos existentes

O machine learning permite o aprimoramento de produtos existentes, aumentando o envolvimento dos clientes, possibilitando a atração de novos usuários e ainda a criação de novas experiências.


5. Invenção de produtos inéditos

A tecnologia de machine learning pode ser usada para desenvolver novos produtos, com base em coleta, análise e cruzamento de dados, criando soluções e produtos que atendem a demandas específicas.


6. Manter-se relevante

O machine learning não pode ser visto mais como uma opção de nicho - é uma necessidade para manter-se relevante e competitivo no mercado, independentemente da área e do domínio, já que está sendo aplicada nos mais diversos setores, com base no melhor conhecimento disponível e em grande escala.


Quer saber como realizar as mudanças necessárias para disponibilizar, implantar e aumentar a escala de machine learning do seu negócio? Entre em contato com nossa equipe e embarque nessa jornada!

31 visualizações0 comentário