top of page
  • Grasiela Lima

Saiba mais sobre o AWS Cost Explorer e como ativá-lo rapidamente

O AWS Cost Explorer tem uma interface fácil de usar que permite visualizar, entender e gerenciar os custos e o uso da AWS ao longo do tempo.

A ferramenta permite utilização rápida, criando relatórios personalizados que oferecem dados de custos e uso de forma resumida (custos e uso totais em todas as contas, por exemplo) e de maneira detalhada. Desse modo, é possível identificar tendências, determinar causadores de custos e detectar anomalias.


Em seguida, saiba como funciona a AWS Cost Explorer, os diferenciais e como ativá-la rapidamente para o melhor gerenciamento financeiro da AWS.


AWS Cost Explorer – como funciona

No painel, o AWS Cost Explorer mostra os custos estimados para o mês até a data, os previstos, um gráfico com os diários, as cinco principais tendências e uma lista de relatórios visualizados recentemente.


Todos os custos refletem o uso até o dia anterior. Por exemplo, se hoje for 2 de dezembro, os dados incluirão seu uso até 1º de dezembro.


O painel esquerdo oferece:

  • Painel principal;

  • Lista dos relatórios padrão;

  • Lista de relatórios salvos;

  • Informações sobre reservas;

  • Recomendações de reserva.


Na parte superior, estão os custos mensais e os custos previstos para o final do mês. Os custos mensais mostram a estimativa de cobranças até o momento e a compara com o mês passado.


Já os custos previstos no final do mês mostram a estimativa da AWS Cost Explorer e compara os custos estimados com os custos reais do mês anterior.


Os custos do mês até a data e os custos previstos do final do mês não incluem reembolsos. Além disso, são mostrados apenas em dólares americanos.


A ferramenta também oferece as principais tendências de custo. Para entender com mais profundidade, clique na tendência desejada e veja um gráfico com todos os valores envolvidos no cálculo.


Por fim, o AWS Cost Explorer fornece um gráfico de custos diários não combinados. É possível acessar os filtros e parâmetros usados ​​para criar o gráfico escolhendo Explorar Custos no canto superior direito.


Isso leva à página de relatório, permitindo acessar os relatórios padrão e modificar os parâmetros usados ​​para criar o gráfico. Os relatórios também oferecem funcionalidades adicionais, como baixar os dados como um arquivo CSV e salvar os parâmetros específicos como um relatório.


Vale ressaltar que os custos diários não combinados não incluem reembolsos.

AWS Cost Explorer – como ativar


Para ativar o AWS Cost Explorer em sua conta, é só acessar o console de Faturamento e Gerenciamento de Custos. Vale ressaltar que não é possível habilitá-lo na API.


Depois de ativá-lo, a AWS prepara os dados sobre seus custos referentes ao mês atual e aos últimos 12 meses. Logo em seguida, calcula a previsão para o próximo ano.


Os dados do mês atual estarão disponíveis para visualização em cerca de 24 horas. O restante, em alguns dias. A ferramenta atualiza os dados de custo uma vez ao dia, pelo menos.


Por padrão, é possível iniciá-lo se a conta for de membro em uma organização e se a conta de gerenciamento já tiver ativado o AWS Cost Explorer. A conta de gerenciamento pode, no entanto, bloquear seu acesso. Para obter mais informações, consulte Faturamento consolidado para AWS Organizations.


Então, para se inscrever no AWS Cost Explorer:

  • Faça login no console de Faturamento e Gerenciamento de Custos AWS e abra o console do AWS Cost Management em

  • https://console.aws.amazon.com/cost-management/home;

  • No painel de navegação, escolha Cost Explorer;

  • Na página Welcome to Cost Explorer, escolha Launch Cost Explorer.


Quer saber mais como AWS Cost Explorer pode auxiliar no seu gerenciamento financeiro? Entre em contato com a Beonup e conheça mais sobre as vantagens da ferramenta.

66 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page