top of page
  • Grasiela Lima

Tendências tecnológicas que podem impactar o mundo dos negócios em 2022

O mundo que conhecemos está mudando cada vez mais rápido. E isso afeta o ambiente de negócios. Listamos algumas tecnologias que já ganharam força ou que têm potencial para deslanchar nos próximos anos.


Com o impulsionamento da transformação digital, provocado principalmente pela pandemia, muitas mudanças ocorreram: o surgimento de novos hábitos, as adaptações provisórias que se tornaram definitivas e a ascensão de características que favoreceram modelos de negócios totalmente apoiados no digital.


As empresas que estavam tecnologicamente mais preparadas foram as que mais tiveram fôlego para inovar - e as que obtiveram maior vantagem competitiva. Características como: disponibilidade, resiliência e experiência digital first foram muito valorizadas e incentivadas.


E tudo isso mudou intensamente a forma como os negócios observam, analisam e incorporam novas ferramentas e tendências tecnológicas. As mudanças não pararam: o investimento em transformação digital continua em ascensão e os próximos anos prometem ainda mais mudanças que podem impactar diretamente o ambiente de negócios.


Confira algumas tecnologias que já ganharam força ou que têm potencial para deslanchar nos próximos anos:

  • Experiência por voz:

Com o crescimento do uso de assistentes de voz, que promovem rapidez e agilidade, estamos caminhando para uma realidade onde será possível realizar compras online apenas com alguns comandos de voz, sem precisar abrir uma tela, aplicativo, clicar e muito menos digitar.

  • Chatbots inteligentes:

O uso de chatbots pelas empresas tem crescido e está desempenhado um papel fundamental no atendimento de demandas digitais nos e-commerces. Eles permitem automatizar diversas atividades repetitivas, resolver problemas, responder perguntas e ainda efetuar vendas.

Solicitações de suporte, atendimento e agendamentos de consultas online são alguns dos usos comuns dos chatbots hoje em dia.

  • Privacidade e segurança:

A privacidade e proteção de dados ganham cada vez mais força em um cenário que está migrando muitas demandas para o digital. Além das ameaças online, as pessoas temem pela segurança e o uso inadequado de suas informações.

Por isso, privacidade e segurança é uma pauta importante para as empresas que atuam no mundo online: é preciso desenvolver cada vez mais transparência quanto à utilização das informações coletadas.

  • Dados e análises como parte integrante do negócio

Falando em uso de informações, a coleta e análise de dados tem se tornado fundamental para criar soluções inteligentes e garantir a competitividade. Essa estratégia tem sido intensamente usada, nos mais diversos segmentos.

Extrair verdadeiro valor comercial das informações coletadas é o grande desafio das equipes de TI, que precisam criar ferramentas que alimentem as equipes de negócios com dados confiáveis, estruturados e enriquecidos - capazes de orientar tomadas de decisão e ajudar na condução da empresa de forma mais assertiva.

  • ·Sistemas baseados em nuvem

Para utilizar grande quantidades de dados, é preciso contar com um sistema que permita o seu manuseio, de forma contínua. E ainda permita flexibilidade, escalabilidade e redução de custos.

Com o desafio de gerenciar quantidades exponenciais de dados de forma versátil e ágil, muitas organizações migraram seus bancos de dados para sistemas em nuvens.

Essa migração acelerou a inovação, possibilitando novos modelos de negócios e se tornou tendência no mundo todo. Assim os sistemas baseados em nuvem se posicionaram como o próximo passo evolutivo das organizações.

  • Hiperautomação

A tendência é que as tarefas cotidianas e repetitivas sejam em grande parte automatizadas, eliminando dessa forma trabalhos burocráticos, manuais, retrabalhos, minimizando erros e ganhando tempo para aumentar cada vez mais a produtividade da equipe. Criando oportunidades para atuações mais analíticas e estratégicas das equipes.

  • Inteligência artificial

Essa é uma das grandes tendências, impulsionadoras de tecnologias e que deve gerar impacto futuro no mundo dos negócios, especialmente na parte de aquisição de projetos de softwares de IA e suas vertentes (machine learning e deep learning) pelas organizações.


Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e descubra como essas tendências podem impulsionar seu negócio!

24 visualizações0 comentário
bottom of page